Há filmes que não fazem cerimônia para impactar a plateia. Em sua primeira cena, 'O Silêncio do Céu' traz um estupro. Diana (Carolina Dieckmann, de 'Entre Nós') é atacada por dois homens em sua própria casa. O crime terá impactos marcantes para ela, mas também para seu marido (Leonardo Sbaraglia, de 'Relatos Selvagens').
“É uma das cenas mais difíceis que já fiz”, disse o diretor Marco Dutra ('Quando Eu Era Vivo') em coletiva de imprensa do Festival de Gramado. “A gente discutiu muito para ser o menos doloroso possível.”
Por causa de acontecimentos recentes, o tema está na berlinda de telejornais e textos nas redes sociais. “É uma felicidade quando a gente consegue com a arte levantar uma questão e discutir um assunto”, comentou Dieckmann.
o-silencio-do-ceu-carolina-gramado-1
“A gente abordou um assunto e forma muito séria e dedicada”, destacou Dutra. “Falar sobre isso é muito duro e é uma ideia que a gente quis trazer para o filme".
Apesar da intensidade da cena, em sua fala, Carolina Dieckmann também destacou a dificuldade de atuar em espanhol, algo inédito em sua carreira. “Acho que 'O Silêncio do Céu' é um projeto muito especial porque, além de me dar uma oportunidade profunda, tem o fato de atuar em outra língua”, explicou.
“Foi extremamente difícil porque eu falava muito pouco. Quando você estuda um texto em sua língua, você constrói um universo para trabalhar o texto para sua embocadura e para elaborar as emoções. Quando é em outro idioma, você fica mais limitado nas possibilidades. Foi o trabalho mais difícil que eu fiz nesse sentido".
o-silencio-do-ceu-carolina-gramado-2
Para tratar de temas fortes e dar conta do alto teor psicológico do roteiro, o diretor Marco Dutra volta a flertar com o suspense, algo que exercitou em filmes anteriores, como 'Trabalhar Cansa' (2011). “Os gêneros trazem ferramentas que não tem por que não usar. Temos conteúdo suficiente para usar essas ferramentas”, relatou. “No roteiro estava claro a possibilidade de thriller e suspense. O que eu fiz foi talvez intensificar isso".
'O Silêncio do Céu' tem seu lançamento agendado para 22 de setembro.